Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Cinco mil visitam Centro Sebrae de Sustentabilidade no 1º semestre


No local, os grupos aprendem com exemplos práticos os conceitos de sustentabilidade e ainda têm acesso a oportunidade de negócios

Juliano Duarte - SebraeMT
MTU precisa descartar 1 ton de cartões por ano

MTU precisa descartar 1 ton de cartões por ano
Cuiabá/MT – Nos primeiros seis meses deste ano, mais de cinco mil pessoas visitaram o Centro Sebrae de Sustentabilidade. Lá, receberam informações sobre o tema, participaram das atividades do espaço interativo e ainda tiveram a oportunidade de entender como as empresas podem ganhar atuando na área.
O centro está localizado no Centro Político Administrativo (CPA) em Cuiabá e é referência para o Sistema Sebrae em todo Brasil. Aqui, estudos sobre o consumo consciente, cases de sucesso e oportunidades de negócios são centralizadas. Para os pequenos negócios, representa uma possibilidade de ganho em competitividade e inovação.
A visita é realizada em duas etapas. A primeira fica no piso raízes, onde os participantes assistem um vídeo institucional, que mostra os detalhes da construção do prédio, que contempla uma série de práticas sustentáveis e ainda podem ver o sistema de captação de água de chuva, bem como a sua distribuição.
Em seguida, o grupo é convidado para ir ao jardim, que foi elaborado conforme uma carta climática que contempla todos os biomas de Mato Grosso, cerrado, pantanal e floresta amazônica.
Cada uma das espécies está plantada na área que lembra o habitat natural dela e o resultado é a melhoria climática dentro do prédio, bem como a decoração.
Ainda no piso raízes, os visitantes são levados até o sistema de compostagem, que recebe os resíduos orgânicos da sede do Sebrae e após o processo, viram húmus. O material é utilizado na adubagem das plantas.
A última estação do piso inferior é composta de jogos interativos. O analista do Sebrae Elton Menezes Ribeiro acompanha os grupos na trajetória e explica que os equipamentos permitem a reflexão por meio de uma ferramenta lúdica.
Todos os conceitos são adaptados para um jogo de perguntas e respostas. Quando o jogador acerta a resposta, recebe o prêmio: a limpeza de uma cidade, bem como dos rios e demais ambientes virtuais.
Ao subir para o primeiro piso, o da Terra, o integrante vai observar um ponto forte da construção do prédio. Ele não fez nenhum tipo de recorte no terreno, o que fez a obra não gerar aterro e ainda reduzir o impacto ambiental.
Em seguida, são oferecidas informações mais específicas sobre a construção, que segue conceitos indígenas e ainda permitem a utilização de iluminação natural, bem como o conforto térmico. As características levaram a edificação a ser certificada como A no selo Procel de eficiência energética.
No restante do tempo, as pessoas podem passar pelo piso interativo, que também trabalha com os biomas de Mato Grosso e ainda com a mesa interativa, onde estão parte das informações centralizadas no Centro Sebrae de Sustentabilidade.
O público alvo das visitas são estudantes, empresários e representantes de órgãos públicos e entidades parceiras. Os agendamentos acontecem pelo 0800 570 0800.
Bons frutos – Lorraine Lara, auxiliar de Logística da Associação Matogrossense dos Transportes Urbanos (MTU), participou da visitação e se interessou pelo processo de descarte de cartões.
O Sebrae tem uma parceira com a empresa Terracycle, que deixou um ponto de descarte no Centro Sebrae de Sustentabilidade e outro no Centro de Eventos do Pantanal.
Após a visita, Lorraine procurou informações sobre o sistema de descarte. A MTU precisa eliminar em média uma tonelada de cartões todo o ano. São unidades que foram impressas com defeito e que foram devolvidas pelos usuários do transporte coletivo.
Como possuem dados do cliente e ainda passagens, precisam ser cortados com tesoura pelos funcionários da associação. Depois, eram levadas para o aterro sanitário, que não recebe mais este tipo de produto e atualmente, fica acumulado em uma sala.
Lorraine conta que cada colaborador corta em média 200 cartões por dia, mais que isto machuca a mão devido ao esforço repetitivo.
Os pontos de descarte do Sebrae são destinados para os funcionários da entidade, porém na primeira reunião com representantes da MTU, cerca de 2 mil unidades do MTU foram inseridas no papa-cartão.
Todo material é triturado e transformado em brindes, capas de agenda e porta-retratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário