Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Evento com centenas de oportunidades chega na hora certa para quem quer empreender

Evento com centenas de oportunidades chega na hora certa para quem quer empreender

São centenas de oportunidades para quem quer abrir um negócio ou incrementar uma empresa já existente
Mario Tibald

Cuiabá/MT - A nona edição da Feira do Empreendedor em Cuiabá, de 23 a 26 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal, chega num momento em que muita gente busca outras fontes de renda.
O evento, voltado para o potencial empreendedor, futuro empresário, microempreendedor individual (MEI), empresários de micro empresas, de empresas de pequeno porte e produtores rurais, foi montado com a receita certa para agradar a quem busca novas oportunidades de negócio e formas de incrementar empresas já existentes.
São 162 expositores nos setores de franquias, comércio, representação comercial, venda porta a porta, serviços, indústria, máquinas e equipamentos, negócios no campo, negócios inovadores e negócios online.
Haverá palestras magnas com o governador Pedro Taques com o tema “Estado parceiro e empreendedor”; Luciana Balbino vai contar a história da Associação para o Desenvolvimento Regional da Comunidade de Chã do Jardim, localizada em Areia, no brejo paraibano, na palestra “Empreendedorismo transformando realidades”; a jovem empreendedora Bel Pesce, fundadoda da FazInova, escola de empreendedorismo e habilidades, autora dos livros “A Menina do Vale”, faz a palestra “Uma jornada empreendedora”; e os humoristas mato-grossenses Nico e Lau fazem a palestra “Empreendedorismo cultural – 20 anos de riso”.
Na área de capacitação estão programados painéis temáticos, oficinas, palestras, atendimento individual e coletivo. Ao todo, serão 172 eventos, entre eles 90 palestras e 29 oficinas.
A diretora técnica do Sebrae em Mato Grosso, Leide Katayama, esclarece que o evento vai dar visibilidade para os pequenos negócios e visa estimular o empreendorismo. “Esta edição da Feira do Empreendedor chega na hora certa, num momento em que as pessoas estão buscando novas fontes de renda”.
Ela esclarece que esse será um evento para atender os três públicos, MEI, empresa de pequeno porte e micro empresa, com muitas oficinas, orientações, capacitação, especialmente na área de gestão.
Salão da Construção Civil
O Salão da Construção Civil terá 50 empresas expositoras mostrando novidades e oportunidades para os profissionais do setor. São máquinas, insumos, materiais, tecnologias e muito mais.
“O setor da construção civil é uma cadeia formada por muitas pequenas empresas e é um grande empregador”, acrescenta a diretora do Sebrae MT Leide Katayama, adiantando que os profissionais do setor vão encontrar muitas oportunidades no evento.
O segmento rural também será contemplado com uma unidade demonstrativa de produção integrada para pequenos espaços e uma unidade padrão de banca de feira para ensinar os produtores a implementar a comercialização dos produtos. Haverá ainda minipalestras técnicas sobre produção de hortaliças orgânicas, compostagem e vermecompostagem (minhocultura), adubação verde, cultivo protegido e hidroponia.
Haverá inda oficinas de beneficiamento de leite, cortes e desossa de frango, oficina de hambúrguer, beneficiamento e conservação de pescado, como iniciar na piscicultura comercial, entre outras.
O setor de economia criativa também será contemplado com 36 palestras e um estímulo às startups.
Eventos paralelos
Durante a Feira do Empreendedor, serão realizados quatro eventos paralelos: o II Encontro de Cooperativismo de Crédito, de 23 a 24/09; Encontro das Associações Comerciais, 24 e 25;Exposição e Encontro de Negócios da Construção Civil, de 23 a 26; e Fórum da Educação Empreendedora, dia 26, com a presença de Zeca de Melo que faz a palestra “Reaprender a empreender: desafios para pessoas e organizações; e João Kepler e seu filho David Braga com o tema “Educando filhos para empreender”.
Feira no interior
Este ano, a Feira do Empreendedor terá atividades simultâneas em todas as cidades onde o Sebrae tem agências ou escritórios. Serão montadas tendas da Feira do Empreendedor Mais Perto de Você, em 13 municípios de todas as regiões. Haverá palestras, oficinas e atendimentos, além da difusão do Movimento Compre do Pequeno Negócio.
A expectativa de público na Feira do Empreendedor em Cuiabá é de 10 mil pessoas, sendo 80% potenciais empreendedores e 20% empresas. Trinta caravanas estão sendo organizadas e devem arregimentar cerca de 1.200 pessoas.
A Feira do Empreendedor de Cuiabá é uma realização do Sebrae e do Governo do Estado de Mato Grosso, com patrocínio doBanco do Brasil, Senar, Caixa Econômica Federal, Sicredi e Sicoob. Apoio Água Puríssima, Mika, Dolce Aroma. Parceria Banco da Amazônia, Facmat, Fecomércio, Fiemt, UFMT, Fatec/Senai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário