Páginas

domingo, 25 de outubro de 2015

Finalista da I Maratona faz parceria com hidrelétrica em Mato Grosso

Finalista da I Maratona faz parceria com hidrelétrica em Mato Grosso


Projeto capacita para os mercados público e privado no município de Paranaíta; autor da proposta, o Agente de Desenvolvimento Adão o Licieski vai disputar também a II Maratona de Negócios Públicos
Portal do Desenvolvimento Local
Vista da hidrelétrica de Teles Pires, em Mato Grosso, cuja construção contempla ações de apoio à economia local / Foto: CHTP
Vista da hidrelétrica de Teles Pires, em Mato Grosso, cuja construção contempla ações de apoio à economia local / Foto: CHTP

O Agente de Desenvolvimento (AD) da Prefeitura de Paranaíta, em Mato Grosso, Adão Licieski, enxergou na construção da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) a possibilidade de qualificar e preparar para os mercados público e privado Microempreendedores Individuais (MEIs) e donos de micro e pequenas empresas (MPEs) locais.
Com essa proposta, Adão ficou entre os 21 finalistas da I Maratona de Negócios Públicos, realizada em 2014 na cidade do Recife, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Empresas (Sebrae) e pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). E transformou a ideia em realidade: cursos e palestras são oferecidos a empresários e moradores de Paranaíta, que conta com forte expansão do empreendedorismo local.
“O projeto visa capacitar os MEIs e as MPEs para que possam participar das compras públicas e também das aquisições da iniciativa privada, impulsionando a economia local e trazendo novas oportunidades no mercado”, afirmou Adão ao Portal do Desenvolvimento Local.
Adão Licieski diz que participar da Maratona foi "experiência extraordinária" / Foto: Divulgação
Adão Licieski diz que participar da Maratona foi “experiência extraordinária” / Foto: Divulgação

Animado, o AD já se preparou para disputar a II Maratona de Negócios Públicos, cujas inscrições estão abertas até este domingo, dia 25 A experiência dele faz parte da série de reportagens deste Portal sobre os finalistas da I Maratona, com o objetivo de estimular até o próximo dia 25 as inscrições à II Maratona, que podem  ser feitas pelo link http://maratona.desenvolvimento.org.br.
“É uma experiência extraordinária fazer parte dessa Rede de Agentes de Desenvolvimento, um grande ganho profissional. Já estou com o projeto para este ano. Vou participar novamente”, adiantou o AD de Paranaíta.
O projeto Fortalecimento no Empreendedorismo propôs a contratação da consultoria do Sebrae de Mato Grosso, por meio dos programas de Compensação e Mitigação de Impactos Socioeconômicos e Ambientais destacados no Plano Básico Ambiental da Companhia Hidrelétrica.
Além disso, a iniciativa presta assessoria para a captação de recursos em instituições financeiras e incentiva a formalização de negócios.
Mais empreendedores
Em 2013, havia 405 MEIs no município de Paranaíta. Hoje, são mais de 530, um crescimento de 31% com perspectiva de aumentar anda mais, vislumbra o AD finalista.
Adão na I Maratona / Foto: Divulgaçao
Adão na I Maratona / Foto: Divulgaçao

Com os incentivos promovidos, mais empreendedores buscam formalizar seus negócios com objetivo de conseguir capital para a empresa e evitar o fechamento.
“Visamos o aumento da vida útil das empresas para manter o patamar que chegamos e a economia local aquecida”, aponta o AD de Paranaíta.
Atualmente, o projeto é realizado em parceria com a Hidrelétrica São Manoel, firmada por meio do auxílio do gerente da Agência de Alta Floresta, Roberto Dahmer.
São realizados seminários, visitas técnicas e cursos de atendimento ao cliente, financeiro, hotelaria, gastronomia, entre outros. No ano passado, em apenas uma instituição financeira, os financiamentos para os empreendimentos chegaram a R$ 250 mil. Este ano, o valor já foi ultrapassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário