Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Prorrogadas as inscrições à II Maratona de Negócios Públicos


Foi prorrogado em uma semana o prazo para atender solicitações manifestadas por Agentes de Desenvolvimento de vários pontos do País que estão interessados em participar da capacitação e premiação a serem realizadas no IV Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento, que acontecerá em novembro na cidade de Cuiabá, Mato Grosso

Portal do Desenvolvimento Local

Aildo Biserra, vencedor da I Maratona de Negócios Públicos: "Caminhamos bastante". / Foto: Sebrae
Aildo Biserra, vencedor da I Maratona de Negócios Públicos: “Caminhamos bastante”. / Foto: Sebrae

Brasília – Estão prorrogadas as  inscrições de Agentes de Desenvolvimento de todo o País à II Maratona de Negócios Públicos Sebrae.  O novo prazo foi dilatado em uma semana até o dia 1º de novembro, após o encerramento do primeiro prazo, nesse domingo, dia 25.
A reabertura das inscrições foi adotada para atender solicitações manifestadas de vários pontos do País por profissionais que estão interessados em participar da capacitação e premiação a serem realizadas no IV Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento, que acontecerá de 17 a 19 de novembro na cidade de Cuiabá, Mato Grosso.
As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.portaldodesenvolvimento.org.br/maratona/formulario.php.
Deverão ser inscritos projetos novadores inéditos para participar da II Maratona, que será realizada em Cuiabá (MT), de 17 a 19 de novembro de 2015.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 19, a partir das 18h, no encerramento do IV Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento, os chamados ADs. Serão eleitos três projetos vencedores apresentados exclusivamente por ADs.
Em abas ao lado desse link, onde estão também o regulamento, o modelo de projeto o concurso e os finalistas do primeiro evento.
Os vencedores receberão, entre outros, os seguintes prêmios: consultoria de até 60 horas para implementação do projeto; certificado de premiação; e inserção dos projetos vencedores em publicação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A Maratona não é uma premiação pura e simples, mas principalmente um evento de capacitação presencial. Funciona da seguinte forma: 1) ADs de todo o Brasil enviam projetos; 2) 21 são selecionados; 3) Durante dois dias, esses 21 recebem assessoria de tutores e consultores para aperfeiçoar os projetos;  4)  Ao final do segundo dia, são selecionados seis finalistas, que defendem seus projetos diante de uma banca de especialistas;  5)  A banca escolhe os três vencedores.
“É uma capacitação intensiva em elaboração e aceleração de projetos, combinada com uma competição para estimular um ambiente de pressão”, explica o coordenador dos ADs, Pedro Valadares, da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional (UPPDT).
Para entender melhor a proposta da Maratona, veja um vídeo explicativo, clicando aqui.
Prêmios
No link www.portaldodesenvolvimento.org.br/maratona, além das inscrições, estão também o regulamento, o modelo de projeto o concurso e os finalistas do primeiro evento.
Os vencedores receberão, entre outros, os seguintes prêmios: consultoria de até 60 horas para implementação do projeto; certificado de premiação; e inserção dos projetos vencedores em publicação do Sebrae e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A missão dos ADs
A Maratona de Negócios Públicos é voltada para os ADs, que são servidores municipais cuja missão é estimular ações públicas de apoio aos empreendedores individuais e às micro e pequenas empresas.
Os ADs foram criados pela  Lei Complementar Federal 128/2008, que marca um dos aperfeiçoamentos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas editada pelo governo federal em dezembro de 2006.
Condições
Cada participante poderá enviar somente um projeto. Os projetos deverão ser inéditos e não poderão estar em fase de implementação ou já implementados.
Segundo o regulamento, serão aceitos participantes que atendam integralmente às seguintes condições:
  • Estar legalmente nomeado para a função de Agente de Desenvolvimento, por meio de portaria, decreto ou outro ato legal, há pelo menos 1 ano;
  • Ter a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas implementada no município;
  • Possuir plano de trabalho com foco na implementação da Lei Geral, inserido no Sistema de Monitoramento da Implementação da Lei Geral nos municípios.
Vencedores de 2014
Com o título “Reestruturação do Cecora – Uma Alternativa para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, projeto de Arcoverde (PE), apresentado pelo AD Aildo Biserra da Silva, conquistou o primeiro lugar na Maratona de Negócios Públicos.
O segundo lugar foi para Cantagalo (RJ),  com o projeto “Atuação das MPEs nas Compras Públicas de Forma Sustentável”, defendido pelo AD Jorge Braz Cardoso Ferreira.
Em terceiro lugar, ficou “Rede Integração”, de Linhares (ES), apresentado pelo AD Joel Liberato Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário