Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2016

10 Anos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa - Transformando realidades











Esse ano - 2016, a Lei Complementar 123/2006, conhecida como Estatuto da Micro e Pequena Empresa ou Lei Geral, comemora 10 anos de existência. Motivo de comemoração por todos, em especial, para as micro e pequenas empresas que conquistaram um novo cenário e o reconhecimento da importância de sua atividade, na contribuição para o desenvolvimento econômico do país.

A Lei Geral possibilitou mudanças de cenários significativos, ampliando e regulamentando os benefícios que estão previstos em nossa Constituição Federal de 1988, no artigo 179, que prevê o Tratamento diferenciado, favorecido e simplificado para os pequenos negócios.  No decorrer desses 10 anos, a Lei sancionada em 2006, foi aprimorada através da aprovação de novas Leis Complementares, sendo:

Ø  Lei 127/2007 – Incluiu novas categorias de atividades no Simples Nacional.
Ø  Lei 128/2008 – Criou o Micro Empreendedor Individual e o Agente de Desenvolvimento.
Ø  Lei 133/2009 – Incluiu o setor cultural no Simples Nacional.
Ø  Lei 139/2011 – Ampliou os tetos do Simples Nacional, instituiu o parcelamento de débitos e o estímulo às exportações pelas micro e pequenas empresas.
Ø  Lei 147/2014 – Universalizou o Simples Nacional, Regrou a Substituição Tributária e Blindou o Micro Empreendedor Individual, reduzindo os custos à zero.
Ø  Lei 154/2016 – Permitiuao microempreendedor individual utilizar sua residência como sede do estabelecimento.

Através das alterações da legislação, a quantidade de empresas formais no Brasil cresceu significativamente, são mais de 6 milhões de empreendedores que saíram da informalidade ou iniciaram suas atividades, com a criação do Microempreendedor Individual, passando a ter identidade jurídica para seu empreendimento, possibilitando acessar linhas de financiamento empresarial, gerando emprego e renda, ampliando o mercado de atuação, e, inclusive, participando de licitações públicas.

A construção de um País melhor começa com a transformação de pessoas, comunidades, cidades e estados. A Lei Geral nessa década de existência estimulou o desenvolvimento local através dos seus dispositivos, facilitando a vida do empresário. Com esperança e persistência de manter seu empreendimento próspero, os donos de pequenos negócios transformam a realidade e geram oportunidades. A administração pública também avança com a Lei Geral, regulamentando seus deveres, em especial, no uso do poder de compras, que tamanha é a sua importância, que merece um destaque a parte, por seu poder de impulsionar a economia local.
Juntos pelo Desenvolvimento! Viva a Lei Geral!


Administradora, atualmente integra a Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário