Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Reunião discute temas do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

“Empreendedorismo, renda é incentivo à economia local” é um dos eixo temáticos do evento que será realizado em abril do próximo ano
Portal do Desenvolvimento LocalBrasília
08/07/2016
Prefeito Marcio Lacerda, de Belo Horizonte, participou da primeira reunião da Comissão Organizadora do IV EMDS / Foto: José Marcelo Miranda
Prefeito Marcio Lacerda, de Belo Horizonte, participou da primeira reunião da Comissão Organizadora do IV EMDS / Foto: José Marcelo Miranda
Os temas que serão tratados no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) foram definidos, no último dia 1º, na primeira reunião da Comissão Organizadora do evento, que vai ocorrer em abril do próximo ano, em Brasília.
“Reinventar o financiamento as cidades” foi escolhido, como resultado dos debates, como o tema central do evento. A ele será acrescido o tema “Governança das cidades”. O assunto será apreciado pelo Comitê Político do IV EMDS.
Entre os eixos temáticos, o Encontro irá debater “Empreendedorismo, emprego, renda e incentivo à economia local, além “Serviços Públicos como direitos da cidadania”; “Cidades Inteligentes, Inovadoras e Democráticas”; “Nova Governança Federativa e desenvolvimento regional”;  “Qualidade e Eficiência na gestão pública”;  e “Agenda Urbana global do Século XXI”.
Na ocasião, a FNP assumiu o compromisso de levar todos os temas sugeridos para consideração do Conselho Político e do Conselho Curador, as duas instâncias máximas de decisão sobre o IVEMDS.
Economia solidária e serviços ambientais
A 1ª Reunião da Comissão Organizadora do IV Enad ocorreu na Prefeitura de Belo Horizonte, com a participação do prefeito da capital e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Marcio Lacerda, e do gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Bruno Quick.  Essas entidades promovem o evento, desde a primeira edição, por meio de Cooperação Técnica e Financeira.
A reunião teve participação de mais de 50 representantes de governos municipais, estaduais e do terceiro setor, relacionados a temas que integram os princípios da sustentabilidade.
Também participaram os prefeitos de Joinvile/SC, Divinópolis/MG e Belo Horizonte/MG, todos integrantes da Coordenação Política do IV EMDS.
Os participantes defenderam que o evento se dedique a abordar todas as dimensões da sustentabilidade – econômica, social e ambiental –, reivindicando a discussão específica de temas como ‘economia solidária’, pagamento por serviços ambientais e direito ao espaço público.
No início da reunião, houve uma ampla apresentação sobre o EMDS, abordando: histórico – surgimento da ideia; edições anteriores; eventos parceiros (28 na última edição); incremento de público, chegando a atingir 10 mil participantes em 2015.
Em 2017, o Encontro será realizado na areba multiuso do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, entre os dias 24 e 28 de abril de 2017.
Já estão confirmados no evento os integrantes do Conselho Curador que representam o Sebrae, om Governo do Distrito Federal, o WRI- World Resources Institute e a UE – União Europeia.
Neste ano e antes do evento, serão realizadas reuniões preparatórias que ocorrerão com a participação de representantes dos setores da sociedade civil e dos governos municipais e estaduais (além dos consórcios regionais), em diversas cidades de todas as regiões do País.
Já foi montada a pré-agenda do evento, onde já é possível visualizar sua dinâmica e diversidade de atividades.
Na reunião, também foi definido que as estratégias de captação de recursos serão  bastante flexíveis, permitindo diversas modalidades e ordem de grandeza dos apoios a serem captados.
A reunião contou também com a a presentação dos primeiros materiais de divulgação do evento, tais como: apresentação em vídeo sobre o evento; pen-drive com arquivos de conteúdo das edições passadas; Livro sobre o III EMDS; proposta comercial etc.
Como estratégia de mobilização, será dado destaque para o público-alvo essencial, que são os gestores e autoridades municipais, os conselheiros municipais; entidades nacionais e internacionais dedicadas aos temas do desenvolvimento das cidades; os Agentes de Desenvolvimento e todas instancias da sociedade civil que contribuem e fiscalizam as gestões municipais.
Também integram o público-alvo do evento os  consórcios públicos, os pequenos negócios e suas representações associativas e cooperadas, pesquisadores e gestores de instituições de conhecimento, público e privado
A próxima reunião da Comissão Organizadora ocorrerá em 23 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário