Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Encontro de Prefeitos debate atitudes do prefeito empreendedor

Durante o encontro, foi discutida a necessidade dos gestores municipais de inovarem a gestão pública e realizarem ações concretas em prol dos pequenos negócios
Redação Agência Sebrae de Notícias (ASN)
7/12/2016
fg87038
Debater o perfil do gestor público municipal e incentivar que as novas gestões incentivem o caráter empreendedor do Estado. Foi esse o principal objetivo do Encontro Estadual de Prefeitos pelo Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios, realizado nessa quinta-feira (24), em Goiânia. Durante a ocasião, diretor-superintendente do Sebrae, Ígor Montenegro, ressaltou as atitudes de um prefeito empreendedor e as diversas soluções do Sebrae à disposição dos gestores.
O Encontro, resultado da parceria entre o Sebrae Goiás,  o Governo de Goiás, Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Associação Goiana dos Municípios (AGM) e Federação Goiana dos Municípios (FGM), contou com a participação dos prefeitos eleitos e reeleitos no último pleito e que vão assumir a administração dos 46 municípios goianos no período de 2017 a 2020.
De acordo com Montenegro,”o Sebrae possui a missão de promover o desenvolvimento territorial e cuidar do desenvolvimento econômico e social dos municípios e auxilia o gestor municipal a encontrar os caminhos para a promoção do desenvolvimento local direcionado à geração de renda, emprego e novas oportunidades de negócios”. O diretor não deixou de lembrar que os pequenos negócios fortalecidos geram desenvolvimento aos municípios.
A possibilidade de um prefeito instalar a sala do empreendedor e desenhar projetos com captação de recursos em parceria com o Sebrae foi um dos pontos de discussão: “Uma das atitudes mais importantes que um prefeito pode tomar é instalar a Sala do Empreendedor, que auxilia empreendedores na gestão dos processos, acesso financeiro e ao mercado. O Sebrae também ajuda o prefeito a desenhar projetos de captação de recursos sem custos, potencializando a vocação empreendedora do município e transformando em emprego e renda”.
Ígor Montenegro lembrou os números de participação e a importância das pequenas empresas na economia. Segundo os dados apontados, o Estado de Goiás conta com mais de 400 mil micro e pequenas empresas formalizadas, instaladas nos 246 municípios. No Brasil, representam 52% dos empregos formais e 41,4% da massa salarial. Em Goiás, o Sebrae possui 1.199 profissionais, 46 pontos de atendimento, 34 agências, e 12 escritórios regionais com cursos, programas e projetos voltados ao desenvolvimento das MPEs.
Gramado, história e modelo de gestão municipal empreendedora
Outro destaque da programação foi a apresentação do ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor, que levou aos atuais gestores públicos o exemplo de sucesso da parceria com o Sebrae para o desenvolvimento da cidade durante sua gestão.  Gramado, que hoje possui cerca de 34.000 habitantes, 150 hotéis com 11.000 leitos, 125 restaurantes, centenas de artesanatos , lojas, fábricas, destaque na cultura e forte potencial turístico, passou por grandes progressos após a implantação de práticas empreendedoras na gestão municipal.
“Durante o início de minha gestão como prefeito de Gramado, poucos acreditavam que a cidade tinha potencial turístico. Como empreendedor, acredito que o que vale é buscar caminhos novos e sair da zona de conforto. Este é o desafio. Sabemos que quatro anos de gestão é pouco tempo e ter um plano de gestão bem traçado aliado à boas parcerias é fundamental. Nesse sentido, o Sebrae foi e é um grande parceiro dos prefeitos na promoção do estímulo da economia e dos pequenos negócios.”, disse.
Pedro Bertollucci explica que os eventos geram emprego e estimulam o nascimento de pequenos negócios. Em Gramado, ele lembra os bons resultados de sua gestão, quando em 1959 iniciou a promoção de eventos como o ‘Natal Luz’, ‘Festa da Colônia’, Festival de Turismo, ‘Festa da Hortência’ e ‘Festival de Publicidade e Cinema’, dentre os 300 eventos realizados.
Articulações
O prefeito-eleito de Campos Verdes e presidente-eleito da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, e o superintendente Executivo de Assuntos Metropolitanos da Secima, Marcelo Safadi, propuseram uma ação conjunta da FGM, Secima e Sebrae para colocar em prática os temas que foram apresentados durante o Encontro Estadual de Prefeitos pelo Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios, promovido pela Assembleia Legislativa, Sebrae, FGM e Associação Goiana de Municípios (AGM), dia 24/11. Em princípio, ficou acordado que as três entidades promoverão em conjunto, a partir de fevereiro de 2017, oficinas e workshops nas microrregiões do Estado, orientando os prefeitos sobre a importância da Gestão Pública voltada para o empreendedorismo e o fortalecimento dos pequenos negócios.
10 atitudes do prefeito empreendedor
Durante o Encontro Estadual de Prefeitos pelo Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios, o diretor superintendente do Sebrae, Ígor Montenegro, destacou que o Sebrae premia e auxilia o prefeito a ser empreendedor junto ao seu município. Dentre as ações, metodologias, conhecimento acumulado e recursos, dez foram destaque e podem ser encontrados no Guia do Candidato Empreendedor.
O Guia é  uma obra lançada pelo Sebrae com o objetivo de orientar os candidatos nas eleições municipais sobre como empreender à frente da administração de um município. O Guia aponta caminhos para os candidatos planejarem e executarem ações em benefício dos pequenos negócios e a promoverem o desenvolvimento local.
Formado por 10 passos e 100 ações, o documento visa também contribuir com a geração de emprego e renda, tendo em vista que é no âmbito municipal que mais se materializam as relações diretas entre a administração e os cidadãos.
Dentre as atitudes de um prefeito empreendedor estão: buscar oportunidades, persistir, correr riscos calculados, exigir qualidade e eficiência, comprometer-se, buscar informações, estabelecer metas, dentre outras atitudes fundamentais ao sucesso do prefeito que empreende.
Para ler a fonte da notícia, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário