Páginas

quinta-feira, 9 de março de 2017

Conheça os selecionados para a Coluna do Desenvolvimento


Os especialistas irão escrever, durante seis meses, sobre o crescimento econômico com base na consolidação dos pequenos negócios nos municípios brasileiros

Portal do Desenvolvimento Local
Brasília  8/03/2017


Saiu a relação dos cinco vencedores da escolha dos colunistas da Coluna do Desenvolvimento, um dos espaços do Portal do Desenvolvimento Local
Eles serão responsáveis por escrever, durante seis meses, artigos sobre temas relacionados ao crescimento econômico dos municípios com base na consolidação dos pequenos negócios. A seleção foi lançada em janeiro e, a partir deste mês, os artigos dos selecionados começarão a ser publicados no portal.
O coordenador da Rede Nacional dos Agentes de Desenvolvimento Local, Pedro Valadares, da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, enviou carta aos  vencedores dando as boas vindas e os parabenizou por se tornarem os novos selecionados para participar do site, que já foi acessado cerca de 600 mil vezes desde a criação em 2010. Valadares explicou que os critérios da escolha foram a qualidade do texto, ligação dos argumentos à causa  dos pequenos negócios e nivelamento com a linha editorial do Portal.
“Os colunistas do Portal do Desenvolvimento Local terão um papel importante de dar voz a quem está na linha de frente do desenvolvimento econômico local e das ações em prol dos pequenos negócios”, afirmou Pedro Valadares. O coordenador explicou que as colunas começam a ser publicadas em breve

Quem são eles
Os cinco colunistas selecionados são os seguintes com o resumo dos currículos apresentados:

Priscila Belens
Priscila Belens

Priscila Belens Moreira, agente de Desenvolvimento em Garanhuns (PE)

Advogada, agente de Desenvolvimento Avançado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, em Pernambuco, desde 2013. Em 2012, atuou no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) como agente de Orientação Empresarial. Priscila conquistou o 2º lugar na II Maratona de Negócios Públicos, realizada em Cuiabá, em novembro de 2015, com o “Projeto Empresa Eficiente – Programa de Eficiência Energética para Micro e Pequenas Empresas”, de Garanhuns. Na maratona anterior, realizada no Recife em 2012, alcançou o 4º lugar  com o “Projeto Incluir – Programa de Inclusão produtiva e Segurança Sanitária”. “Fazer parte do novo time de colunistas do Portal do Desenvolvimento Local é uma honra e uma grande felicidade, pois terei a oportunidade de realizar pesquisas e ter acesso aos melhores conteúdos e iniciativas para serem replicados no meu município”, comentou.


Daniela Burkhard
Daniela Burkhard

Daniela Burkhard, consultora de Políticas Públicas, de Vila Velha (ES)

Administradora com especialização em Projetos e Empreendimentos Turísticos, pós-graduada em Gestão e com mestrado em Desenvolvimento Regional. Atua como palestrante e consultora do Instituto Desenvolva e desde 2006 junto ao Sebrae, tendo sido premiada como Consultora Destaque pelo Projeto Empreender, firmado em parceria com a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil). Nos Estados, o Instittuo fomenta o desenvolvimento econômico em projetos regionais que buscam dinamização econômica com uso das oportunidades locais.  No ano passado, escreveu um artigo para a Coluna do Desenvolvimentoavaliando as compras públicas e o fortalecimento dos pequenos negócios. “O fomento a esses negócios por meio da sua participação, por exemplo, nas licitações públicas é uma das formas dos prefeitos gerarem mais empregos e mais renda circulante e, assim, mais geração também de tributos de forma inteligente”, observou.


Elizete Cristina Rangel
Elizete Cristina Rangel

Elizete Cristina Rangel, agente de Desenvolvimento em Cachoeiras de Macacu (RJ)

Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos, técnica em Contabilidade e certificada em vários cursos, incluindo os da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do Sebrae. Recebeu o Prêmio Sebrae Agente de Desenvolvimento 2015 – Melhor Gestão e Estruturação pelo município de Cachoeiras de Macacu. Em 2016 ela escreveu para o Portal do Desenvolvimento Local o artigo “Agente de desenvolvimento X Solidariedade”, e fez a seguinte análise: “O Brasil passa por um momento econômico complicado. Por isso, o agente de Desenvolvimento tem um papel crucial para que o município se renove e andem com as próprias pernas”.


Wellington
Wellington Alvim da Cunha, analista de Políticas Públicas, de Muriaé (MG)

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (2015), graduação em Serviço Social pela Faculdade de Minas (2010), pós-graduado em Gestão com Pessoas pela Faculdade Redentor (2013) e graduando de Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa Administração Pública e Gestão Social (APGS), pesquisador na área de Administração Pública, com ênfase em Governo, Políticas Públicas e Desenvolvimento. Atualmente é coordenador de Formação no Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos), criado pela Cooperativa Central de Crédito Rural – Central Cresol Baser  para capacitação em cooperativismo, orientado ao desenvolvimento sustentável e solidário.  “Fiquei super feliz ao ser um dos selecionados para ser colunista do Portal do Desenvolvimento Local. Tenho certeza que será uma parceria de muito sucesso”, afirmou.

Flávia Godinho
Flávia Godinho

Flávia Godinho, agente de Desenvolvimento de Diamantina (MG)

Formada em Administração, com especializada em Gestão Municipal e cursando pós-graduação em Gestão Pública. É diretora de Fiscalização Tributária da Prefeitura de Diamantina, onde trabalha há 10 anos. Foi professora bolsista do Pronatec na disciplina de Gestão de Almoxarifado. Já escreveu artigos para a coluna do Desenvolvimento em 2016. Em um deles, “Quem não se comunica se trumbica”, ela analisa a forma de levar as boas práticas à sociedade. “Acho muito válido o espaço para que os agentes locais possam trocar experiências sobre as pautas em comum”, avaliou Flávia, ao comentar a nova oportunidade em escrever a coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário