Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Brasília debaterá o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Brasília debaterá o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável


23/02/2016
Evento é realizado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com Instituto Alemão de Desenvolvimento
Portal Brasil
O evento é resultado de parceria entre os governos brasileiro e alemão
O evento é resultado de parceria entre os governos brasileiro e alemão

Brasília vai sediar, na próxima quarta-feira (24), conferência para discutir medidas que o País deve tomar no intuito de alcançar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS constituem agenda global com finalidade de promover o desenvolvimento social, a proteção ambiental e a prosperidade econômica em todo o mundo. Eles começaram a valer este ano e possuem como meta a melhoraria das condições de vida de todas as pessoas do planeta até 2030.
O evento está sendo organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Instituto Alemão de Desenvolvimento (DIE). Aberto ao público, o evento servirá de fórum para trocar experiências sobre a implementação dos ODS no Brasil. Entre os assuntos a serem debatidos, estão a erradicação da pobreza, a redução da desigualdade e a promoção da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável.
A conferência ocorrerá na sede do MMA, em Brasília, e vai de 10h30 às 17h. A entrada é franca.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informa que foram concluídas em agosto de 2015 as negociações que culminaram na adoção, em setembro, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O Brasil participou de todas as sessões da negociação intergovernamental. Chegou-se a um acordo que contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário