Páginas

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Sebrae e Embrapa selecionam projetos que criam ferramentas inovadoras para aquicultura

A primeira maratona de programação para o setor vai apoiar startups no desenvolvimento de soluções tecnológicas

Brasília - Sebrae e Embrapa realizaram no fim de outubro, em Teresina (PI), a primeira maratona de desenvolvedores de aplicativos, sistemas e afins voltada para o setor da aquicultura no Brasil. O Hackathon Aquitec – Tecnologia a Serviço da Piscicultura tem o objetivo de criar protótipos de soluções inovadoras para o produtores que atuam nesse segmento. A intenção da parceria entre as duas instituições é estimular o desenvolvimento dessa cadeia produtiva por meio da difusão de ferramentas tecnológicas, que auxiliem os produtores na condução dos seus negócios.
Foram selecionadas sete equipes que participaram da etapa presencial da maratona. Antes, esses desenvolvedores tiveram a oportunidade de participar de três conferências digitais para discutir temáticas ligadas à aquicultura, gestão e problemas enfrentados pelos produtores rurais que atuam nesse segmento.
O projeto vencedor foi desenvolvido pela empresa 128 Bits, do Piauí, representada por Ailton Rodrigues. A startup apresentou a proposta de desenvolver uma ferramenta para smartphone ou web que vai permitir ao produtor fazer a gestão financeira da sua propriedade, além de controlar a comercialização da produção. “Por meio de uma série de conversas que tivemos com técnicos e produtores ao longo da maratona, conhecemos quais eram os maiores desafios enfrentados por eles: comercialização e manejo”, comenta Ailton. “A partir daí, estamos desenvolvendo uma solução que vai permitir um melhor planejamento das vendas e o acompanhamento da progressão dos peixes, desde a alimentação até a pesagem, facilitando ainda o remanejo, caso necessário”, acrescenta.
A 128 Bits planeja realizar os primeiros testes com a ferramenta nos próximos três meses e, a partir da avaliação dos usuários, chegar a uma versão pronta para ser distribuída aos produtores no espaço de seis meses. Ele acrescenta que a proposta é que a ferramenta possa ser utilizada por produtores de diferentes segmentos da aquicultura, desde peixe a camarão ou até mesmo jacaré.
Além da 128 Bits, participaram da etapa presencial da maratona as equipes IFPI Oeiras (segunda classificada), Thesenvolver (terceira classificada), Tilt, Aquifish, Teamlápia e Nautilus.
O Hackathon Aquitec busca contribuir para o desenvolvimento de um setor com forte presença de pequenos negócios. E uma pesquisa recente do Sebrae mostrou que os produtores estão cada vez mais interessados no uso de novas tecnologias da informação para qualificar a gestão de seus pequenos negócios rurais. “Eles já perceberam que ferramentas como aplicativos e programas de gestão podem proporcionar um controle mais preciso e em tempo real de todas as variáveis que afetam o resultado final da empresa. A proposta é que o aplicativo a ser desenvolvido possa permitir aos empreendedores da aquicultura uma melhor administração dos custos da atividade, com foco na sustentabilidade e no aumento da produção, passando por diferentes etapas, do manejo e da comercialização”, ressalta a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
SEBRAE 45 ANOS
O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário