Páginas

terça-feira, 24 de junho de 2014

Agentes estimulam desenvolvimento

 

                                                  A maioria dos municípios que possuem Agentes de Desenvolvimento Local (ADs) possuem entre 10 e 50 mil habitantes. Essa é a conclusão de uma pesquisa feita pelo Sebrae no Desenvolvimento Territorial que analisou a quantidade de agentes em todos os municípios brasileiros.
Para se ter uma ideia da distribuição dos agentes no território nacional, 50% dos municípios que possuem mais agentes estão delimitados em cidades com até 50 mil habitantes. Isso reforça o papel dos agentes em economia que não necessariamente possuem grandes movimentações financeiras. Com isso, os agentes tornam-se fundamentais para o desenvolvimento local, pois podem acompanhar os principais indicadores e informações qualitativas e quantitativas relativas ao município, envolvendo gestores públicos e empresários.
Para o analista da unidade de desenvolvimento territorial do Sebrae e coordenador da Rede Nacional de Agentes de Desenvolvimento, Pedro Valadares, “os municípios menores não têm tanto recurso para sustentar estruturas robustas. Logo, o Agente tem um papel fundamental na articulação dos atores que promovem o desenvolvimento econômico local”.
Na região Norte, 53% dos municípios com população entre 10 e 50 mil habitantes concentram a maior quantidade de agentes. No Centro-Oeste e no Sudeste , são 50% dos municípios e, na região Nordeste, esse número sobe para 60% dos municípios. A região Sul se diferencia do restante do país, pois nela verifica-se que maior quantidade de agentes de desenvolvimento está centralizada em municípios com até 10 mil habitantes (47%).
Veja o detalhamento do levantamento nos gráficos a seguir:
 
01
02
03
04
05
06
 
por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário