Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Agente de Desenvolvimento X Solidariedade



Por Elizete Cristina Rangel,  Agente de Desenvolvimento Local de Cachoeiras de MAcacu/RJ

Agentes de Desenvolvimento de todo país se reúnem em manifesto de solidariedade aos demais agentes que serão substituídos com a perda dos candidatos a reeleição. Os articuladores estão perplexos, pois alguns municípios especulam que alguns prefeitos pensam  em acabar com a Sala do Empreendedor, criada pelo gestor anterior.
As dificuldades, desafios, estratégias e resultados dos trabalhos alcançados nos municípios, conta com a participação dos atores do desenvolvimento local. Os planos de desenvolvimento têm como objetivo contribuir para a melhoria do ambiente de negócios nos municípios.
A criação de uma rede de agentes de desenvolvimento (via internet e mensagens de celular) facilitou a interação entre municípios, estado de todo o país e impulsionou o desenvolvimento local.
A Lei Complementar 128/2008 criou a figura do Agente de Desenvolvimento Local (AD), como forma de aprimorando da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. De acordo com a legislação, esse ator tem a atribuição de articular ações públicas para promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias. Esse ator é uma pessoa nomeada pelo prefeito para exercer funções ligadas ao desenvolvimento.
O Brasil passa por um momento econômico complicado, por isso o agente de desenvolvimento tem um papel crucial para que o município se renove e andem com as próprias pernas.
O AD deve ter capacidade de visão, gestão e agregação da sociedade e dos líderes municipais e regionais, pois é o agente que vai “respirar” a causa do desenvolvimento do Município todos os dias. A expectativa é a de que o AD venha a desempenhar um papel importante de coordenação e “continuidade” das atividades para desenvolvimento sustentável do Município, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.
Por isso precisamos utilizar toda a nossa união representativa para dialogar com os poderes Executivo e Legislativo. Somente juntos seremos fortes, para que a missão de Agentes de Desenvolvimento será vitoriosa e se for ampliada a sinergia com os Escritórios Regionais e as demais entidades do mercado.
As opiniões e fatos contidos nos textos da Coluna do Desenvolvimento são de responsabilidade do autor e não correspondem necessariamente ao posicionamento das entidades responsáveis pelo Portal do Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário