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sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Evento terá 10 caravanas do interior de MT e 20 de outros estados


12/11/2015
Grupos serão direcionados a palestras e capacitações adequadas ao papel exercido por eles nas compras governamentais
Caroline Rodrigues/ASN
produtor rural.Divulgação

Cuiabá/MT – Produtores rurais, empresários e integrantes de comissões de licitação do interior de Mato Grosso e de outros estados do Brasil estarão presentes no 7º Fomenta Nacional, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal. Eles fazem parte das 30 caravanas, com 780 pessoas, organizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Do total, 10 veem de 33 municípios mato-grossenses e 20 de outras unidades federativas.
No evento, os grupos serão encaminhados para roteiros diferentes, adequados ao interesse de cada um. Os empresários, por exemplo, vão participar de palestras e oficinas destinadas aos fornecedores. Entre elas estão “Como participar de licitações” e “Como fornecer para a administração pública reduzindo os riscos”.
Já as comissões de licitação vão integrar as programações ligadas à parte burocrática, bem como a apresentação dos órgãos de controle, que vão orientá-las, respondendo as principais dúvidas dos servidores.
O gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-MT, Roque Zacarias Licciardi, conta que na quarta-feira (18), no evento, serão realizadas duas licitações direcionadas aos pequenos negócios. Uma delas é do governo do Estado de Mato Grosso e a outra da prefeitura de Cuiabá.
Todos os presentes vão poder assistir o processo e ter acesso aos documentos para estudar e usar como modelo, caso se encaixe na necessidade da empresa que atuam.
PRODUTORES RURAIS – O fomento a agricultura familiar é um dos objetivos do evento, tanto que a programação conta com um roteiro específico para os produtores.
Marcelo Holanda, da Unidade de Agronegócios do Sebrae-MT, explica que fornecer para os programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma oportunidade.
Primeiro porque o mercado é garantido, tendo em vista que as prefeituras são obrigadas a comprar 30% dos insumos da alimentação escolar da agricultura familiar. A segunda vantagem é o preço, pois o governo pratica o valor de mercado e não mais barato, como nas demais contratações. Quando o produto é orgânico, as regras permitem um acréscimo de 30% no valor pago.
Holanda lembra que quando existe o esclarecimento de ambas as partes e a organização, as escolas conseguem adquirir quase 100% dos alimentos das pequenas propriedades rurais. “Orientamos os produtores a se preparem para conseguir garantir frequência e volume suficiente para atender a demanda”.
O EVENTO – As pessoas que quiserem mais informações sobre a programação ou se inscreverem no evento devem entrar no site do evento: www.fomentanacional.com.br. A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o dia do evento.
São parceiros do evento o Governo Federal, o Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, Controladoria Geral da União, Assembleia Legislativa, Facmat, Famato, Sistema Fecomércio, Sistema Fiemt, FCDL, AMM, Ministério Público do Estado, Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas do Estado.
Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
+55 65 3648 1214 e 1215

Rita Comini – +55 65 9932 1890

Caroline Rodrigues – +55 65 84065734

Vanessa Brito – +55 (65) 3648 1261/ 9685.3004

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