Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

FOMENTA NACIONAL CUIABÁ - MT

Encontro reunirá fornecedores e compradores
Vinte empresas âncoras já confirmaram a presença e vão apresentar os produtos que costumam comprar e o que exigem das empresas contratadas
Caroline Rodrigues
Cuiabá /MT – Quem tiver interesse em vender para o poder público tem a oportunidade de fechar negócios no 7º Fomenta Nacional, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal. Vinte empresas âncoras vão ocupar os estandes do Encontro de Oportunidades, que será instalado no pavilhão do centro.
No local, serão apresentadas as demandas das empresas e os empreendedores visitantes terão a oportunidade de sanar as dúvidas sobre os requisitos para compra, forma de pagamento e entrega, além de mostrarem as vantagens do que produzem aos potenciais clientes.
Já estão confirmadas as participações do Banco do Brasil, Correios, Marinha, Exército, Ministério do Desenvolvimento, Receita Federal do Brasil, Secretaria Nacional das Micro e Pequenas Empresas, Serviço Federal de Processamento de Dados, Organização das Nações Unidas, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Caixa Econômica Federal, Ministério Público, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), Eletronorte e Bolsa Eletrônica de Compras de São Paulo (Becsp).
O gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-MT, Roque Zacarias Licciardi, diz que muitas vezes as licitações com benefícios aos pequenos negócios são abertas, porém os fornecedores locais não participam. Eles sentem-se pouco competitivos e na maior parte dos casos, segundo Licciardi, desconhecem a legislação que traz tratamento diferenciado as pequenas empresas.
O encontro, na opinião dele, é a chance de congregar em um mesmo espaço clientes e compradores e sanar. Vale lembrar que todos os anos, segundo estimativa do Sebrae, mais de R$ 600 bilhões são negociados por meio das aquisições governamentais no país.
O consultor Felipe Ansaloni, um dos palestrantes do Fomenta, vai ministrar a oficina "Como participar de licitações públicas”. Ele explica que os empresários precisam se preparar para o processo.
Ansaloni argumenta que após a abertura dos envelopes, a empresa vencedora tem 8 dias para apresentar os documentos. "Devido à burocracia, alguma certidões chegam a demorar meses para serem liberadas, o que inviabiliza a transação comercial”.
O palestrante relata que pretende ser objetivo e prático nos exemplos e na apresentação dele. "Quero encurtar o caminho entre os empresários e o poder público. Darei dicas, sites para buscar informações, cartilhas e todo conhecimento necessário para o participante entrar em uma concorrência”.
FOMENTA - O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e terá a participação de agentes públicos, empresários e produtores rurais de todo Brasil e de países do continente americano, como Costa Rica, República Dominicana e Chile.
As pessoas que quiserem mais informações sobre a programação ou se inscreverem no evento devem entrar no site do evento:www.fomentanacional.com.br. A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o dia do evento.
São parceiros do Fomenta Nacional o Governo Federal, o Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, Controladoria Geral da União, Assembleia Legislativa, Facmat, Famato, Sistema Fecomércio, Sistema Fiemt, FCDL, AMM, Ministério Público do Estado, Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário