Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O avanço do ambiente dos pequenos negócios, abordando a temática da REDESIM, por intermédio da simplificação e integração dos processos relativos a abertura, alteração e baixa de empresas.



Os micro e pequenos negócios têm crescido em todo o Brasil, bem como em Mato Grosso e hoje somam mais de 90% de todo o empresariado mato-grossense. Mas, nem tudo são flores, segundo dados do Doing Business (Banco Mundial, 2014), um empreendedor demora em média 107 dias para abrir uma empresa no Brasil, tempo inferior somente a outros três países: Guiné Equatorial (135 dias), Venezuela (144) e Suriname (208).  https://endeavor.org.br/e-possivel-abrir-uma-empresa-em-5-dias-no-brasil/


A REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – criada pela Lei nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007 -  é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial.

A iniciativa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Orgãos e entidades federais, estaduais e municipais fazem parte deste processo. As empresas não mais ficarão na peregrinação de órgão em órgão para conseguir seu registro.

A REDESIM é administrada por um Comitê Gestor, composto por orgãos e entidades do governo federal, estadual e municipal, responsáveis pelo processo de registro e legalização dos empresários, sociedades empresárias e sociedades simples.

Em Mato Grosso a REDESIM começou a dar seus passos, nesse tom a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) implantou, em 2014, ferramenta para sanar dúvidas e proporcionar mais agilidade nos processos de abertura, alteração e baixa de empresa, realizados por meio do portal de Registro Empresarial Integrador (REDESIM/Regin).
Desde então, foi integrada ao sistema, a Prefeitura de Cuiabá, bem como a Secretaria de Fazenda Estadual, fato que mereceu comentário do Governador de Mato Grosso, Pedro Taques, que ao anunciar o envio para Assembleia Legislativa, do projeto de lei, intitulado de “Estatuto das Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso”, na abertura do 7º Fomenta Nacional, em Cuiabá, disse:

“O Estatuto mato-grossense estabelece também normativas para simplificação do registro das Micro e Pequenas Empresas, desde a abertura, alteração cadastral e encerramento. Prevê ainda a constituição de um Conselho Gestor da REDESIM, a ser presidido pela Sedec, e criação do Fórum Estadual Permanente da Micro e Pequena Empresa, que contará com a participação de representantes dos setores público e privado.  Em Mato Grosso o projeto de implantação da REDESIM é feito pela Sedec e ficará sob a responsabilidade operacional da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). Hoje um piloto, em caráter experimental, está em funcionamento em parceria com a prefeitura de Cuiabá e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), mas é prevista a integração de diversos órgãos do Executivo Estadual e prefeituras para ser implantado em todos os municípios de Mato Grosso.”

Implementada efetivamente a RedeSim, pretende-se que uma empresa, considerada de “baixo risco” (atualmente 90% das empresas têm atividade de baixo risco – fonte: Secretaria da Micro e Pequena Empresa), obtenha seu registro em cinco dias.  Isso ocorrerá em face da entrada única, onde todos os órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas serão integrados por meio de uma única entrada de dados e de documentos.

Por falar em baixo risco, foi encaminhado em meados de julho/2015 e está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, pendente de votação, o Projeto de Lei nº 664/2015 - Mensagem nº 70/2015 - Protocolo nº 5692/2015 - Processo nº 1173/2015, projeto esse que disporá qual será a empresa/atividade de baixo risco no estado mato-grossense.

Parafraseando o Presidente do Sebrae – Guilherme Afif, exclamo: “que a simplificação é indutora do desenvolvimento que desejamos!”

Quero nesse momento afirmar, que com a REDESIM, Mato Grosso ganha solo fértil para os negócios e em especial para as micro e pequenas empresas que são a grande maioria do empresariado do nosso estado e terão facilitados os seus atos de registro.

 



Roque Zacarias Licciardi
é gestor da Unidade de Políticas Públicas Sebrae/MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário