Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Projeto contra a corrupção nas empresas vai ser apresentado a dirigentes do Sebrae


Superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Ribeiro, vai apresentar o projeto “Ser Empresa” em reunião agendada para São Paulo na próxima quinta-feira
Portal do Desenvolvimento Local

Cerca de 200 empresários participaram de seminário realizado em São Paulo / Foto: Paula Fróes

O projeto “Ser Empresa”, lançado na semana passada em Cuiabá, capital de Mato Grosso, será apresentado nesta quinta-feira (1º) a dirigentes do Sebrae de todo o país. A exposição sobre o projeto será feita pelo superintendente do Sebrae de Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, destacando a importância da adoção nas empresas de medidas de compliance, termo em inglês que significa o conjunto de regras de  integridade, ética e transparência. A proposta, que seria inicialmente adotada apenas no estado, será agora desenvolvida a nível nacional.
Depois de ser desenvolvido em Mato Grosso, o Ser Empresa será levado para outros estados. O projeto já foi apresentado por Ribeiro à direção nacional do Sebrae e vai ser apresentado aos dirigentes regionais da instituição durante reunião em São Paulo. “O Sebrae Nacional foi receptivo ao projeto e agora vamos mostrá-lo aos demais diretores”, afirmou Ribeiro ao Portal do Desenvolvimento Local . “Nossa intenção é levar o conhecimento para todos, repassado para todos os Sebrae do país”, acrescenta.

José Guilherme Ribeiro: projeto com aperfeiçoamento contínuo / Foto: Paula Fróes

“O compliance hoje já sendo utilizado em licitações e é um programa sem fim, mas que tem a necessidade de um aperfeiçoamento contínuo”, afirmou o superintendente. “A meta é fazer com que as empresas tenham o máximo de transparência possível”.
Parcerias
Além da parceria com o governo de Mato Grosso, o projeto “Ser Empresa” já conta com o apoio de órgãos federais de fiscalização. “Já firmamos parceria com o Tribunal de Contas da União e Ministério da Transparência e Fiscalização e Controle”, enumerou o superintendente.
“A Secretaria de Transparência do estado nos procurou por já termos trabalhado com o compliance e ter um grupo especializado no assunto, além de ter formas de arregimentação das pequenas empresas”, explicou Ribeiro. A partir daí, foram programados quatro grandes encontros para levar a ideia aos empreendedores, principalmente para quem vendesse bens e serviços para a administração pública.
“Os seminários mostram o que é compliance, para o que ele serve e como executá-lo”, explicou o superintendente do Sebrae em Mato Grosso. Em Cuiabá,o seminário reuniu mais de 200 micros e pequenos empreendedores interessados em conhecer o programa.
Ribeiro adiantou que o programa compreende principalmente a realização e palestras e oficinas sobre compliance a Lei Anticorrupção. Segundo o superintendente, o programa também orienta os empreendedores de pequenos negócios sobre a Lei Anticorrupção, também chamada de Lei da Empresa Limpa,  principalmente para os que contratam com a administração pública.
Já estão programadas a realização de oficinas em diversos municípios de Mato Grosso, para que os empresários possam aprender, na prática, os meios para construírem os seus próprios programas de integridade e código de ética. Os participantes também terão explicações sobre a Lei Anticorrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário